Na prática da arquitetura contemporânea, a proficiência em uma variedade de softwares está se tornando cada vez mais importante. Para quase todos os empregos no campo, já não é suficiente ter uma mente hábil e um lápis; trabalhos diferentes podem requerer diferentes níveis de especialização e diferentes tipos de softwares. Portanto, uma coisa parece universalmente aceita, algum nível de envolvimento com softwares é agora uma exigência.
Embora os softwares tenham aberto uma enorme gama de capacidades para os arquitetos, eles também apresentam um desafio: as universidades têm criado diferentes abordagens para o ensino dos softwares, com algumas aulas e acesso a especialistas enquanto outros preferem ensinar teoria de projeto e esperar que os alunos busquem aperfeiçoar suas habilidades tecnológicas em seu próprio tempo. Recém graduados, portanto, já enfrentam uma de divisão nas habilidades - e isso sem mencionar os muitos, muitos arquitetos que saíram da universidade antes da era AutoCAD, e passaram as últimas décadas acompanhando as novas ferramentas.
A internet tem, portanto, um enorme efeito democratizante nesse sentido, oferecendo tutoriais, muitas vezes gratuitamente, para qualquer pessoa conectada - desde que você saiba onde procurar. É por isso que o ArchDaily Brasil quer a sua ajuda para criar um diretório dos melhores sites de tutoriais de arquitetura. Saiba como ajudar (e veja nossa pequena lista) a seguir.
Qual software de arquitetura é o melhor para você?
Nos comentários, gostaríamos que você nos indique suas fontes para encontrar tutoriais de softwares. Assim como em nossa lista abaixo, por favor, aponte as categorias em que eles se concentram:
- Modelagem e desenho de pré-produção (softwares como AutoCAD, Sketchup, Rhino e - por uma questão de simplicidade - programas BIM como Revit e ArchiCAD)
- Produção de imagem (como o plugin V-Ray ou outros softwares)
- Pós-produção, manipulação de imagem (como Photoshop)
- Ou, se sua fonte de tutoriais abrange mais de uma destas categorias, marcá-la como "uso geral"
Também gostaríamos de saber quais das sugestões são mais úteis para as pessoas, então, se você ver um comentário sobre um tutorial que você usou, dê um voto positivo no comentário!
Para começar e dar uma ideia dos tipos de tutoriais que estamos esperando compilar, a equipe ArchDailyBrasil criou a seguinte lista:
Sites de tutoriais de uso geral
- Lynda.com: Você pode ter ouvido comentários sobre este site, que oferece mais de 3.500 cursos e centenas de milhares de tutoriais de vídeos individuais sobre tudo, desde fotografia até negócios para softwares de arquitetura. O que muitos estudantes não sabem é que as universidades talvez possam fornecer uma licença gratuita.
- Visualizing Architecture: Alex Hogrefe criou uma lista abrangente de tutoriais para a criação de imagens, dividido-os convenientemente em quatro sub-categorias. A maioria dos tutoriais concentram-se em técnicas que podem ser feitas de maneira simples, usando apenas SketchUp e Photoshop.
- Ronen Bekerman: O blog de Ronen Bekerman é, acima de tudo, um lugar fantástico para ver estudos de caso. Bekerman apresenta regularmente contribuintes que mostram o seu próprio trabalho, explicando como eles criaram um render da modelagem até a pós-produção.
Pré-produção (Desenho, Modelagem, BIM)
- Autodesk's Youtube Channel: É quase desnecessário dizer que a Autodesk oferece uma vasta gama de recursos para seus próprios softwares. Seu canal do YouTube contém uma série de vídeos instrucionais ao lado de vitrines de novos recursos e vídeos promocionais - a lista pode parecer esmagadora em primeiro lugar, a menos que haja algo específico que você esteja procurando, mantenha-se atento a qualquer coisa rotulada "Getting Started".
- Bond-Bryan BIM Blog: Bond Bryan de Rob Jackson tem publicado no "Blog BIM" desde 2013, com foco em notícias relacionadas com ao BIM, estudos de caso e orientação sobre a utilização do ArchiCad, a ferramenta utilizada por sua empresa.
- Nick Senske on Youtube: Criado para o curso na UNC Charlotte, os tutoriais em vídeo de Senske concentram-se em grande parte na modelagem em Rhino.
- Plethora Project: Série de tutoriais de Jose Sanchez concentram-se em um número de ferramentas que são talvez menos "padrão" na arquitetura, incluindo o mecanismo de jogo Unity3D , o software Maya daAutodesk para animações, C #, Python e Javascript. No entanto, o site também inclui os tutoriais mais usuais, para Rhino e Grasshoppero, o que significa que há algo para quase todo mundo aqui.
- NYCCTfab on Vimeo: O New York City College of Technology's Department of Architectural Technology Fabrication Lab criou um número surpreendente de vídeos para softwares de modelagem, incluindoRevit, Rhino e Grasshopper - eles ainda têm uma série de vídeos no GIS.
Produção (renderização e outras formas de criação de imagem)
- Simply Rhino Webinars: Embora não seja a mais abrangente das plataformas de tutorial, este canalYoutube tem uma série de vídeos sobre V-Ray para o Rhino, totalizando mais de cinco horas.
- Visual Dynamics Website: Este revendedor V-Ray está gradualmente adicionando conjuntos de tutoriais para o software no 3ds Max, Rhino e Sketchup, entre outros. Até agora, apenas os tutoriais 3ds Max são particularmente desenvolvidos, mas fique atento a este site.
- Official V-Ray Website: Na mesma linha, o site oficial V-Ray tem uma gama de cursos, principalmente com foco em 3ds Max e Maya.
Pós-produção (Adobe Photoshop e outros softwares de manipulação de imagens)
- Vyonyx Tutorials: Estúdio de imagem de Londres, o Vyonyx oferece um pequeno conjunto de tutoriais, em grande parte com foco em como alcançar determinados efeitos em Photoshop. Ele também inclui um pequeno número de tutoriais com foco em softwares de modelagem como Rhino e 3ds Max.
- ARQUI9 Visualisation no Youtube: Outro estúdio de imagem que está compartilhando seus conhecimentos online, o ARQUi9 possui apenas cinco vídeos até a data, mas os seus tutoriais são claramente apresentados e ensinam técnicas úteis no Photoshop, como por exemplo, adicionar pessoas em imagens para criar reflexões convincentes na água.
Não se esqueça de deixar um comentário com a sua fonte favorita para encontrar tutoriais de software, incluindo o link e a categoria (pré-produção, produção, pós-produção ou geral).
A imagem de abertura do artigo via Shutterstock.com.